quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Gritar, gritar, subir, subir, uou uou uou...



Quem nunca?! Minha mãe vive me dizendo que eu sempre grito ou falo alto em certos assuntos que abordo. Eu acho que o problema não é só comigo, ela e tantas outras se fazem de surdas em certas questões que muitas vezes ou a gente grita, ou desenvolve um câncer em nós mesmos. Eu prefiro gritar.

Não, nem é exagero. Eu sou a favor do: melhor pra fora do que pra dentro. E nunca me conformei com gente que guarda sentimentos, leva certos desaforos pra casa. Tem gente que leva o desaforo pra casa e dá pra outro, mas dá pior forma possível, descarrega toda a frustração e nervosismo em quem não tem nada a ver com isso.

Eu prefiro gritar na hora, xingar e como diria o ator Leandro Hassum em uma de suas peças: um FODA-SE  bem dado, é um palavrão libertador que te desestressa e te coloca no eixo. Um FODA-SE bem mandado dá até sono.

Concordo. Mas também, não generalizo. Imagina se todo mundo resolvesse sair mandando todo mundo ir se foder? Ia ser engraçado, mas o caos e a discórdia estaria proclamado.

Quem nunca, principalmente nós (algumas) mulheres, gritamos, esperneamos, choramos, escandalizamos, algum dia?! Seja por conta de uma ex feia e gorda, seja pela falta de colaboração em casa, seja pelos vizinhos, uma injustiça, um chefe grosso, a sogra, o papagaio, seja lá pelo que for, algum dia já perdemos as estribeiras.

Enumeras putices nos fazem gritar, nem a janela antirruídos, nem porta fechada, nem som ligado no talo é capas de minimizar o estrago ou a sessão de descarrego que tem o poder do grito, o grito é libertador.  E nessas horas nem se atreva a pedir pra pessoa se acalmar, falar baixo, ficar quieta, isso aí é só jogar lenha na fogueira. O esquema é deixar fluir, uma hora termina e te garanto termina bem.

Por isso que não me conformo com gente passiva, gente que tem medo do que os vizinhos vão pensar, quem dera que eles tivessem tanta importância a ponto de vir pagar minhas contas.  Tenho medo de gente que guarda magoas, ressentimentos, desentendimentos. Gente calma demais que nunca “explodiu” um dia, me assusta, essas sim são perigosas, e muitas vezes fazem mal para elas mesmas.

Nem a natureza fica parada. É preciso ter suas tempestades para vir a calmaria. Não estou fazendo apologia ao escândalo, histerismo. Só acho que nada que fica guardado por muito tempo possa fazer bem.  Todos tem o seu jeito particular de lidar com certas situações, mas como eu disse lá em cima, um foda-se bem mandado te devolve a calma e te bota no eixo.


Vai ver é por isso que a indústria farmacêutica fica cada vez mais milionária, por a grande maioria prefere por pra dentro do que pra fora!

***

“Porque há o direito ao grito. Então eu grito”.

(Clarice Lispector)

Nenhum comentário:

Postar um comentário